O livro de Salmos é o livro mais longo da Bíblia, seus poemas têm sido usados como inspiração desde sua formação como coletânea entre 190 e 200 a.C. Ainda hoje, continua fortalecendo a fé, consolando e alegrando muitas pessoas.
Quem se detém para ler os Salmos percebe muitos sentimentos envolvidos. Muitas vezes o salmista está muito abatido e pede socorro a Deus, em outras ele se alegra por vitórias recebidas, em outras, ainda, ensina.
Embora tenha sido escrito há tanto tempo, continua atual e, por isso, é um dos livros mais conhecidos da Bíblia.
Há pessoas que gravaram alguns Salmos inteiros, outras que deixam algum Salmo aberto em casa e tem aquelas que oram Salmos ao Senhor.
Mas, afinal, que livro é esse que tem tanto prestígio entre cristãos e judeus? Como ele foi escrito? Do que fala? Por que é tão atual? Todas essas perguntas serão brevemente respondidas neste artigo.
Como o livro de Salmos foi escrito?
Os textos de Salmos foram produzidos por diversos autores e ao longo de séculos. O Salmo mais antigo, por exemplo, foi escrito por Moisés (Salmo 90) e o autor com maior número de textos de sua autoria foi Davi (ao todo 73 Salmos).
Acredita-se que, depois da construção do segundo templo em Israel, os textos foram coletados em único volume e passaram a ser usados em diversos momentos no templo.
De onde vem esse nome? O que ele significa?
O nome do livro originalmente tinha outro nome que em hebraico significa “o livro dos louvores”. Com a versão bíblia grega (Septuaginta) o livro ganhou outro nome Psalmos que quer dizer saltério.
Saltério era um instrumento de cordas. Os cristãos adotaram esse nome por saberem que ele era um livro de louvores. E, possivelmente, deveriam ser entoados com o acompanhamento de instrumentos.
Os Salmos realmente são um livro de poemas?
Sim. O livro de Salmos é um livro de poemas. Infelizmente, na tradução se perderam algumas características líricas, mas ali encontram-se não só rimas, mas também acrósticos muito bem elaborados do ponto de vista literário.
Do que o livro de Salmos fala?
O livro trata de diversos assuntos há hinos de louvor, textos de súplicas, de ações de graças, textos de súplica como nação produzidos durante o tempo de exílio, entre outros.
Na verdade, os textos mostram as fraquezas, tristezas, anseios e decepções do ser humano. Também há textos de grande alegria.
Por que esse livro é tão atual?
Apesar de o livro ter sido concluído quase dois séculos antes de Cristo, ele é atual, possivelmente, porque os autores não mascaram seus sentimentos. Quando há confissão de pecado, ela é detalhada e o arrependimento aparece.
Quando o salmista declara alguma angústia, ele é capaz de defini-la exatamente como o ser humano a sente.
A confiança nas promessas de Deus, é uma confiança em promessas que muitas pessoas aguardam em sua vida.
Enfim, batalhas, livramentos… o ser humano é completamente desnudado diante de Deus e, consequentemente de seus leitores.
Os leitores se identificam com os sentimentos e emoções ali descritos. As questões humanas são as mesmas desde os primórdios e os Salmos conseguem mostrar isso.
Alguns Salmos são mais usados em orações?
Sim. Alguns Salmos se tornaram orações muito conhecidas entre os cristãos da atualidade. Há Salmos inteiros que receberam composição musical e são tocados no meio cristão habitualmente.
Diversos Salmos se tornaram muito conhecidos como forma de oração como o Salmo 23, o Salmo 91, o Salmo 121, o Salmo 46, entre outros.
O que posso aprender com os Salmos?
De forma específica, é possível aprender uma série de lições. Para explorá-las, é necessária a leitura atenta dos textos (são 150 ao todo). Mas de maneira geral, os Salmos deixam uma lição que deve ser aplicada por seus leitores.
Ao orar, é preciso realmente se mostrar a Deus sem máscaras, sem falsa pretensão de ser alguém perfeito. Como Descobrimos em Salmos, Deus sonda cada um e sabe exatamente como estão (Salmo 139).
Então quando for orar a Deus, se for para rasgar o coração, rasgue-o verdadeiramente, sem reservas. Se for para confessar o pecado e declarar o arrependimento, faça-os em detalhes.
Se for para desabafar, desabafe com toda a alma. Se for para agradecer por vitórias, use todo seu corpo e fôlego.
Deus espera que seus filhos estejam com o corpo, alma e espírito em oração. Mostrando quem realmente são. Essa é a maior lição que os versículos passam.
Ficou com curiosidade de ler esse livro? Tire um tempinho para meditar em cada texto.
Conheça todos os salmos da bíblia:
Nosso site disponibilizou alguns textos específicos do livro de Salmos para você conhecê-los melhor. Não deixe de conferir, com certeza, não vai se arrepender. Que Deus abençoe grandemente a sua vida e a edifique com essas leituras. Fique com Deus!